A Praia do Patacho está localizada no município de Porto de Pedras, na Rota Ecológica dos Milagres, litoral norte de Alagoas. Considerada uma das mais lindas da região, possui mar claro, água morna, na maré baixa se formam as piscinas naturais e coqueirais a perder de vista.
Você não pode deixar de fazer um passeio pelas piscinas naturais da Praia do patacho.
AVENTURA na PRAIA DO PATACHO
É impressionante a capacidade que uma barreira de corais tem de nos surpreender…
sim aqui nas piscinas naturais existem verdadeiras cavernas esperando por você mergulhador!
COMTEMPLAÇÃO
A variedade de corais e a riqueza da vida marinha vão com certeza te surpreender!
ZOANTÍDEO – abundante e em várias cores
CAMARÃO PALHAÇO – geralmente avistado a noite.
MORÉIA
ESTRELA DO MAR
OURIÇO DO MAR e NUDIBRÁNQUIO
PEIXES, MUITOS PEIXES…
Ambientes marinhos especiais: os recifes de coral
Apesar de ocorrerem ao redor do mundo, os corais recifais são confinados a regiões rasas tropicais.
Aproximadamente metade das regiões costeiras do planeta se encontra nos trópicos, e cerca de 30% das regiões costeiras tropicais são formadas por recifes coralíneos.
Podem alcançar 2.000km de extensão, como na Grande Barreira de Corais da Austrália, elevando-se de até 1.300m de profundidade, como no Atol Enewetak, no Oceano Pacífico
E CORAIS, MUITOS CORAIS…
Os recifes de coral apresentam grande importância biológica por serem os ecossistemas marinhos de maior diversidade.
Esses ambientes são importantes também para o homem em diversos aspectos. Em termos físicos, protegem as regiões costeiras da ação de ondas e tempestades, incluindo diversas áreas do litoral brasileiro.
A enorme diversidade e abundância de organismos presentes, além de tornar os recifes pontos turísticos importantes, produz uma teia alimentar de grande complexidade. Essa teia culmina nos grandes predadores, que incluem muitos peixes utilizados para a alimentação humana. Nesse sentido, os recifes funcionam como verdadeiros criadouros de peixes, renovando estoques e, principalmente no caso de áreas protegidas, favorecendo a reposição de populações de áreas densamente exploradas.